O Diretório Nacional do PT aprovou nesta sexta-feira o retorno de Delúbio Soares ao partido. Por 60 votos favoráveis e 15 contrários, além de duas abstenções, a maioria dos petistas decidiu reincorporar Delúbio aos quadros da sigla. O ex-tesoureiro petista havia sido afastado do partido depois do escândalo do mensalão - do qual foi um dos protagonistas.
Entre os que votaram a favor do retorno de Delubio, estão o ex-presidente do PT Ricardo Berzoini, o deputado Virgílio Guimarães (MG) e Bruno Maranhão - que liderou a invasão do MST (Movimento dos Sem-Terra) à Câmara dos Deputados. Já Renato Simões, da tendência Articulação de Esquerda, liderou o movimento contrário ao retorno de Delúbio.
O grupo de Simões tentou retirar o assunto de pauta para que não retornasse mais à discussão dentro do PT. Minoria dentro da sigla, a posição do grupo acabou reprovada antes mesmo do início da votação do mérito da questão.
Também votaram contra Valter Pomar, da Articulação de Esquerda e Carlos Árabe, da corrente Mensagem, entre outros petistas.
Expulso do partido em 2005 por causa do seu envolvimento no escândalo do mensalão, Delúbio é um dos 38 réus do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal, que deverá ser julgado em 2012. Revelado em 2005 pela Folha, o esquema consistia no desvio de recursos públicos para compra de apoio político no Congresso.
O PT afirma que o objetivo era financiar campanhas eleitorais do PT e de partidos aliados.
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/04/29/delubio-soares-volta-ao-pt.jhtm