O livro Você é mais do que pensa" traz como grande lema a responsabilidade pessoal. O livro ensina que devemos evitar as perguntas incorretas como, por exemplo:
- por que et tenho que fazer tudo por aqui?
- afinal, quem deveria estar atendendo aquela área?
- por que a nossa equipe esta desfalcada?
é compreensível que alguém possa pensar e se sentir assim, especialmente quando está frustrado, mas a verdade é que essas perguntas são inúteis.
essas perguntas representam o exato oposto da responsabilidade pessoal porque sempre partem do princípio de que outra pessoa ou outra coisa é responsável pelo problema ou situação.
quando esse tipo de perguntas pipocam em nossas mentes, nós temos uma escolha. Podemos aceitá-las ou rejeitá-las, optando ao contrário, por fazer perguntas melhores, que nos incentivem a adotar uma postura mais responsável.
Principais passagens do livro:
"devemos substituir o "por que" por "o que" ou "como"
"pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes às mesmas situações" (o estresse é uma escolha)
"novos desafios e mudanças repentinas exigem estratégias diferentes. As condições mudam, os mercados mudam, as pessoas mudam. o que dá certo num dia não funciona necessáriamente no outro."
"o hábito de protelar deve ser evitado"
"adiar o que tem que ser feito aumenta o estresse"
"a comunicação não sigbifica somente ser entendido, mas também entender a outra pessoa"
"não pergunte "quando". perguntas com "quando" nos levam a adiar as coisas"
"as pessoas com senso de responsabilidade pessoa não põem a culpa em ninguém, nem em si mesmas"
"o que eu posso fazer neste momento para tornar as coisas melhores?"
"a importância de "vestir a camisa""
"valorizar cada pessoa do jeito que ela é. essa é a base do trabalho em equipe"
"a responsabilidade pessoal começa com você"
"gerentes não mudam pessoas. eles podem orientar, aconselhar, ensinar e guiar, mas ninguém pode mudar a outra pessoa"
"devemos sempre nos perguntar qual a pergunta por trás da pergunta."
"o caminho é a responsabilidade pessoal."
"visão de longo prazo e planejamento estratégico são ótimas ferramentas, mas precisamos que algumas coisas sejam feitas antes do almoço."
"as respostas estão sempre nas perguntas"
"protelação é a melhor amiga do fracasso"
"toda organização tem sistemas imperfeitos e recursos limitados. seria bem melhor se tivéssemos novos recursos, sistemas melhores, mais gente e orçamentos maiores, mas ficar pensando naquilo que gostariamos de ser é outra causa de protelação."
"a pergunta a ser feita é: como posso cumprir minha tarefa com os recursos que tenho?"
"não pergunte "quem"
- quem pissou na bola?
- quem não cumpriu o prazo?
"esta em curso uma epidemia à qual ninguém está imune: a mania de culpar os outros"
"perguntam que jogam a culpa nos outros não resolvem os problemas."
"quando é que vamos ouvir algo de novo?" - essa é a pergunta errada. a certa é: "como eu posso colocar em prática o que estou ouvindo?"
"como diz o ditado: "um mal navegante põe a culpa no governo""
- por que et tenho que fazer tudo por aqui?
- afinal, quem deveria estar atendendo aquela área?
- por que a nossa equipe esta desfalcada?
é compreensível que alguém possa pensar e se sentir assim, especialmente quando está frustrado, mas a verdade é que essas perguntas são inúteis.
essas perguntas representam o exato oposto da responsabilidade pessoal porque sempre partem do princípio de que outra pessoa ou outra coisa é responsável pelo problema ou situação.
quando esse tipo de perguntas pipocam em nossas mentes, nós temos uma escolha. Podemos aceitá-las ou rejeitá-las, optando ao contrário, por fazer perguntas melhores, que nos incentivem a adotar uma postura mais responsável.
Principais passagens do livro:
"devemos substituir o "por que" por "o que" ou "como"
"pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes às mesmas situações" (o estresse é uma escolha)
"novos desafios e mudanças repentinas exigem estratégias diferentes. As condições mudam, os mercados mudam, as pessoas mudam. o que dá certo num dia não funciona necessáriamente no outro."
"o hábito de protelar deve ser evitado"
"adiar o que tem que ser feito aumenta o estresse"
"a comunicação não sigbifica somente ser entendido, mas também entender a outra pessoa"
"não pergunte "quando". perguntas com "quando" nos levam a adiar as coisas"
"as pessoas com senso de responsabilidade pessoa não põem a culpa em ninguém, nem em si mesmas"
"o que eu posso fazer neste momento para tornar as coisas melhores?"
"a importância de "vestir a camisa""
"valorizar cada pessoa do jeito que ela é. essa é a base do trabalho em equipe"
"a responsabilidade pessoal começa com você"
"gerentes não mudam pessoas. eles podem orientar, aconselhar, ensinar e guiar, mas ninguém pode mudar a outra pessoa"
"devemos sempre nos perguntar qual a pergunta por trás da pergunta."
"o caminho é a responsabilidade pessoal."
"visão de longo prazo e planejamento estratégico são ótimas ferramentas, mas precisamos que algumas coisas sejam feitas antes do almoço."
"as respostas estão sempre nas perguntas"
"protelação é a melhor amiga do fracasso"
"toda organização tem sistemas imperfeitos e recursos limitados. seria bem melhor se tivéssemos novos recursos, sistemas melhores, mais gente e orçamentos maiores, mas ficar pensando naquilo que gostariamos de ser é outra causa de protelação."
"a pergunta a ser feita é: como posso cumprir minha tarefa com os recursos que tenho?"
"não pergunte "quem"
- quem pissou na bola?
- quem não cumpriu o prazo?
"esta em curso uma epidemia à qual ninguém está imune: a mania de culpar os outros"
"perguntam que jogam a culpa nos outros não resolvem os problemas."
"quando é que vamos ouvir algo de novo?" - essa é a pergunta errada. a certa é: "como eu posso colocar em prática o que estou ouvindo?"
"como diz o ditado: "um mal navegante põe a culpa no governo""