segunda-feira, 29 de agosto de 2011

6 dicas para melhorar a produtividade no trabalho



1. ORGANIZA O TEU DIA NA NOITE ANTERIOR

Antes de te deitares, agarra numa agenda ou no teu bloco Moleskine e define alguns pontos que vais fazer no dia a seguir. Define três tarefas para fazeres de manhã e outras três à tarde. Uma lista tão pequena tem uma explicação: se fizeres uma lista enorme, chegas ao final do dia e o mais certo é que não tenhas concluído metade. Com isso, a longo prazo ficarás desmotivado e deixas de cumprir este hábito. Portanto, define as tarefas e conforma as fores cumprindo vais riscando. A motivação para trabalhar aumenta na hora.

2. ORGANIZA O TEU AMBIENTE DE TRABALHO

Se a tua secretária é daquelas que está constantemente desarrumada, está na hora de mudares! E não adianta entrar com aquela ideologia que “isto está organizado ao meu jeito eu sei onde estão as coisas”. Se tens dificuldade em ter a tua mesa com um aspecto decente, define um dia por semana para a organizares. Os papéis nos locais certos, o teclado do computador limpo ou o lixo vazio são apenas alguns dos pormenores que deves ter cuidado.

3. CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Redes sociais e trabalho são coisas que não se devem misturar. Jamais! A não ser que tenhas um grande auto-controle e que consigas evitar responder a comentários ou conversas no chat. Como a maioria das pessoas não o tem, o que deves fazer é mesmo desligares tudo o que tenhas de redes sociais. Depois, define um período do dia para ires a esses sites. Sim, eu sei que isto parece as regras que a tua mãe te colocava, do género “tens uma hora pa usar o computador”. Mas dava resultado não dava?

4. FAZ PRIMEIRO O QUE NÃO TE AGRADA

Esta é a uma das técnicas que me tem ajudado bastante. Aposto que quando acordas a primeira coisa que fazes é ir ao Facebook ou ao email, certo? Esquece isso. Para melhorar a produtividade, o melhor é mesmo fazeres as tarefas que menos gostas primeiro para depois partires para as mais saborosas. Porquê? É simples. Ao início do dia estás com mais energia e o facto de saberes que se completares a tarefa que menos gostas dá-te direito a ires à que mais te agrada, irás fazer a tarefa menos prazerosa com mais rapidez e vontade. Caso faças o contrário, o mais certo é andares a adiar constantemente a tarefa que menos gostas.

5. DEFINE UM HORÁRIO

Já reparaste que se deixares um trabalho da escola para o último dia, ele acaba sempre por ser feito? Já se começares com uma semana de antecedência, o cenário não muda muito. Ou seja, o trabalho acaba por sair quase o mesmo com uma semana ou com um dia de trabalho. Porquê isso acontece? Porque ao teres menos tempo, focas-te apenas naquilo e acabas por concentrar as tuas forças todas lá. Se definires um horário para o terminares o teu trabalho, vais te sentir pressionado a focar apenas nele e a concluí-lo de uma forma mais rápida, aumentando a tua produtividade.

6. FAZ INTERVALOS

A nossa capacidade de concentração é limitada. Ninguém consegue andar o dia todo a fazer uma tarefa. Ou melhor, até consegue, mas a produtividade dele vai cair drasticamente conforme os dias vão passando. O que te quero dizer com tudo isto é que não adianta quereres trabalhar muitas horas seguidas, porque mais tarde ou mais cedo vais piorar a tua performance. Portanto, é muito importante fazeres intervalos de vez em quando para que voltes a carregar energias e regressares ao trabalho nas melhores condições. É claro que isso é muito pessoal. No meu caso, a cada hora tento parar cerca de dez minutos, mas cabe-te a ti encontrares o teu ritmo.

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