terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma lipo bem feita

Mandamentos para ser um bom orador




1. ESQUECE (QUASE) COMPLETAMENTE O PAPEL
Se quiseres arrasar na tua apresentação ao público, o melhor é esqueceres aquela leitura da folha A4. Uma apresentação que é lida no papel não é uma apresentação mas sim a leitura de uma missa. Por isso, o máximo que podes fazer é levar um pequeno rascunho, no qual tens as ideias chaves daquilo que vais falar. Mais do que isso, é bem provável que faças adormecer a quem te vai ouvir. E ler não se aplica apenas a folhas A4, mas tem a apresentações de slide.
2. PRATICA ANTES
A não ser que tenhas um talento inato, ninguém chega a uma plateia e começa a falar convincentemente sobre algum assunto sem fazer um bom treino antes. É como tudo na vida: a preparação é mais importante que o produto final. Portanto, quando souberes que vais falar em público, pratica bastante antes da apresentação final. Quer seja contra o espelho ou contra um familiar, não interessa. O importante é que simules ao máximo esse futuro acontecimento. Mas simular não é sinónimo de decorar, até porque a apresentação deve ser feita de um modo mais natural possível. Treinar significa estar preparado para falar sobre o assunto sem receio e com a convicção de que já fazes aquilo há vários anos.
3. FALA COM VONTADE
Com certeza já viste aqueles colegas de faculdade que ao apresentar um trabalho parecem que estão a fazer um favor a alguém. A proatividade é algo importante quando falas em público, por isso não fiques parado e fala como se aquilo fosse a coisa mais agradável do mundo para ti (mesmo que não o seja). Por norma, as pessoas não estão interessados a ouvir outro pessoa, a não ser que o assunto seja do interesse deles. Mas se ao falares em público demonstras que nem tu estás interessado, como queres que os outros fiquem? Mostra vontade e vende o teu produto como se precisasses dele para comer.
4. VARIA A VOZ
Ver apresentações em que o tom de voz é sempre o mesmo, só me provoca uma coisa: sono. Se prestar atenção a um discurso político ou a um profissional a dar uma palestra, verás que o tom de voz varia consoante a importância do assunto que estão a falar. Quando for a tua vez de cativar uma audiência, aumenta e diminui o tom de voz conforme o assunto que fores falar. Desta forma, estar a avisar as pessoas que estão a ouvir-te que este assunto é mais importante que o anterior ou vice-versa.
5. ESTABELECE PONTOS EM COMUM
Reparem numa coisa: o que faz os interessados em melhorar a produtividade, ouvirem uma palestra sobre..produtividade? A ligação que existe entre estas duas coisas! Os interessados em melhorar a produtividade com os interessados em demonstrar como se melhora essa mesma produtividade. Portanto, quando falares em público tenta criar um elo de ligação entre o que tu estás a falar e a plateia. Se falares para um grupo de crianças muito jovem, tenta começar a conversa com uma história de algo que tenhas feito quando tinhas a idade da plateia. Desta forma, crias uma ligação, cativas a atenção deles e estás pronto para desenvolver o assunto que te interessa.
6. PRESTA ATENÇÃO AOS GESTOS E ÀS CARAS DO PÚBLICO
Enquanto estiveres a falar em público, presta atenção às caras ou gestos daquelas pessoas, para que tenhas uma noção se estão ou não a gostar daquilo que estás a falar. Digo isto porque por melhor que te prepares ou uses várias técnicas, cada público é um público e teres agradado uma plateia ontem, não significa que faças o mesmo hoje. Portanto, presta bem atenção ao teu público e se vires que não estão a gostar, muda a tua tática ou fá-los rir. Mas o contrário também se aplica: se prestares atenção, vais ver o que eles estão a gostar. Quando assim for, insiste mais nisso e faz uma apresentação fantástica.
7. REPETE A IDEIA
Se queres vender um produto, é importante que tenhas consciência de que as pessoas demoram até decorar uma ideia. E a melhor forma de fazer os fazer decorar é repetir constantemente o que queres que seja gravado. O ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” nunca teve tanta razão de ser como agora.
8. CONTA UMA HISTÓRIA
As pessoas adoram histórias! Ficam vidradas enquanto não sabem qual o resultado final. Contar histórias é outra das excelentes formas de cativares o público. De preferência, utiliza esta técnica ao início, para que nos primeiros minutos (que são essenciais), o seu público fique logo vidrado no que está a dizer. Aconselho a fazê-lo ao início porque caso as pessoas não gostem dos seus primeiros momentos, dificilmente vão voltar a prestar atenção no que tu estás a dizer.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Circo - vídeo raro de Charles Chaplin - 1928

Diferença entre http e https


É muito importante para todos que usam, navegam e compram pela INTERNET. Principalmente para os que passam os números de seus cartões de crédito para comprar algo..
IMPORTANTE!
Eis aqui um conselho válido, que talvez muita gente não saiba ...
Especialmente para quem faz compras via Internet:
A DIFERENÇA ENTRE "http://" e “https://”

Pois é, a diferença existe e é simplesmente a sua segurança!
O "s" = secure = segurança.
A sigla http quer dizer "Hyper Text Transport Protocol", que é a linguagem para troca de informação entre servidores e clientes da rede.
O que é importante, e o que marca a diferença, é a letra "s" que é a abreviatura de "Secure"! O “s” indica que os dados inseridos serão criptografados e não poderão ser interceptados.
Ao visitar uma página na web, observe se começa por: http://.. Isto significa que essa página se comunica numa linguagem normal, mas sem segurança!

Crânio - não sabia que era assim.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
d3d3LnRvcnJlZGViYWJlbDEwLmJsb2dzcG90LmNvbSQkJDQ0NTAjIyMzMzY=